After-Care : Villa Ramadas
VillaRamadas

After-Care

Mensal

Em VillaRamadas, a fase de internamento representa apenas o início de um novo tipo de vida.

Ao terminar o tratamento, o paciente é como alguém que acabou de tirar a carta de condução e que agora tem de começar a praticar as suas novas capacidades nas estradas movimentadas.

O After Care ou Pós-Tratamento apresenta um valor simbólico (incluí entrada e coffe-break), sendo destinado não só a qualquer paciente que tenha completado com sucesso o programa terapêutico de VillaRamadas, mas também a todos aqueles que sintam necessidade deste tipo de apoio e cujo centro de tratamento tenha entretanto encerrado.

O grupo de After Care proporciona aos pacientes que terminaram o tratamento um acompanhamento profissional no regresso à vida quotidiana, na procura de emprego ou na reconstrução das suas relações familiares e sociais. Neste grupo beneficiarás de uma identificação, assim como, ficarás alerta em relação aos sinais de recaída.

Em VillaRamadas, todos os pacientes que se encontram nas semanas finais de tratamento, são também integrados no grupo de After Care, que os preparará para receberem a data de “alta” e saída, servindo também como um apoio entre a estadia no centro e o regresso à família e à integração social.

Regras

1- O After Care ocorre mensalmente, no primeiro sábado de cada mês, entre as 9h30 e as 13h30 na unidade de saúde Casa da Feteira. Todos os interessados deverão realizar previamente o registo aqui.

2- As inscrições só ficarão válidas depois do registo ser efectuado e validado pela Equipa Terapêutica de VillaRamadas.

3- Inscrições realizadas no próprio dia do After-Care, estão sujeitas a disponibilidade.

4- Inscrições limitadas a 50 participantes, por cada After-Care, realizadas até 48h antes da data do mesmo.

5- Todos os participantes do After Care têm de se predispor a realizar análises de rastreio, se o Staff de VillaRamadas assim o entender. Quando se recusam a fazê-lo ou o resultado das mesmas seja positivo, terão de abandonar a sala do evento imediatamente, podendo ficar impedidos de regressar ao grupo de After Care por um período de, pelo menos, 3 meses.

6- Enquanto permanecem nas instalações destinadas para o After Care, unidade de saúde da Casa da Feteira, todos os intervenientes comprometem-se a não trazer qualquer tipo de objectos, roupa, dinheiro, etc., para aqueles participantes que ainda estão internados em VillaRamadas. Durante o período das 9h30-13h e enquanto estiverem na Casa da Feteira é expressamente proibido utilizar os telemóveis pessoais.

7- No grupo de terapia, que se inicia às 10h30, cada participante deve ter em atenção que:

- Tem que preservar a confidencialidade total do conteúdo do grupo e o anonimato de todos os presentes, respeitando sempre a opinião dos outros.

- Participar de uma forma dinâmica, dar feedback construtivo e ser responsável pelos seus sentimentos.

- Deve ser específico, transparente e destemido ao pedir ajuda.

- É ok concordar que se discorda.

Consta que em After Care, sempre que alguém pede ajuda... ela será concedida!



Happy Day

Em 2001, teve início um sonho.

Um sonho genuíno e maravilhoso ao qual foi dado o nome de VillaRamadas.

14 de Setembro é o dia mais ansiado do ano por todos os que se sentem como parte desse sonho.

Happy Day, nome que atribuímos a esta data, é, basicamente, um dia de encontros e desencontros, de saborear conquistas e chorar perdas, de sentir alegrias e tristezas, de lágrimas e sorrisos… é no fundo o dia onde todas as emoções vêem ao de cima e transparecem, de todos para todos, sem receios ou vergonhas.

É um dia de partilha de sentimentos no seu estado mais puro. E só quando conseguimos interiorizar as partilhas que vão sendo feitas ao longo do encontro, é que percebemos o verdadeiro espírito de VillaRamadas. Só ao vivê-lo é que, na verdade, o entendemos.

Quando falamos num centro de tratamento da doença da adição e de desenvolvimento pessoal, o nosso primeiro pensamento seria, talvez, relacionado com um local sombrio e depressivo. Só que, na verdade, VillaRamadas é o oposto de tudo isso.

Em VillaRamadas, todos lutam por alcançar um objectivo: uma nova vida, livre de medos e onde possam viver de uma forma feliz e plena.

O Happy Day tem a particularidade de reunir os pacientes ainda internados com ex-pacientes, já em recuperação.

Esta é uma mistura extremamente positiva e enriquecedora, já que quando os pacientes ainda internados ouvem os testemunhos de todos aqueles que já passaram pela mesma situação em que eles se encontram, ganham mais força para prosseguirem no seu próprio tratamento e assimilam a importância de fazerem do programa aprendido um modo de vida.

Mas os ex-pacientes também saem a ganhar com esta partilha, porque através de uma introspecção apercebem-se que, na verdade, conseguiram uma grande vitória, facto este que também os fortalece e que lhes dá capacidades para evitarem um retrocesso e uma eventual recaída.

O Happy Day acaba assim por ser um dia, em que todos, mas mesmo todos, saem a ganhar.

Das 10 da manhã às 10 da noite, vivem-se doze horas de pura emoção, onde são partilhados os mais diversos tipos de experiências, nas mais diferentes línguas e todos os presentes, adictos ou não, podem encontrar identificação total ou pontual com as histórias e com as vidas que, ao longo do dia, vão sendo expostas.

Afinal, todos temos um objectivo comum: viver intensamente, um dia de cada vez, em direcção à felicidade e sempre com um sorriso genuíno na cara.rnNo fim do Happy Day, cantam-se os parabéns a VillaRamadas e todos desejam muitos anos de sucesso, a este local tão especial onde, diariamente, alguém (re)nasce.

Está na hora de ir descansar, até porque no dia seguinte todos têm de enfrentar mais um dia, mais 24 horas.

Mas antes desse novo dia chegar, é obrigatório parar, para podermos sentir e apreciar o “nó” com que ficamos na garganta, depois de vivermos um dia tão intenso tanto em sentimentos como em emoções.

O Happy Day é um dia que já mudou muitas vidas... e uma delas foi a minha.rn rnFaçamos de todos os dias o Happy Day das nossas vidas.







Google Plus VillaRamadas