Tratamentos → Medicação
Dependência de Fármacos (Medicação)
Na sociedade actual, tem crescido o uso das drogas chamadas “leves”. Por serem “legais”, são mais baratas e fáceis de encontrar.
As principais drogas inseridas nesta categoria são o álcool, o tabaco e os fármacos.
De há uns anos a esta parte, tornou-se quase moda recorrer a alguns suplementos, na sua maioria vendidos em farmácias, para estudar melhor, recorrendo-se, para esse fim, ao consumo de psico estimulantes destinados ao tratamento, por exemplo, do défice de atenção e da hiperactividade.
Este é um quadro exemplificativo de um comportamento que pode originar uma dependência da medicação.
Efectivamente, a sensação de aprender melhor à custa das anfetaminas é totalmente ilusória, já que, podendo até estimular a memória a curto prazo, estas não actuam necessariamente sobre a capacidade cognitiva e quando passa o efeito do medicamento, passa também a recordação de tudo aquilo que se estudou!
Na verdade, a inteligência ainda não se vende em comprimidos...
e uma semana, pode ser o tempo necessário para criar uma dependência do fármaco que se consome, variando este período com as características pessoais (físicas e psicológicas) de cada um.
Os efeitos do consumo abusivo destes fármacos para a saúde são passíveis de contemplar problemas graves no fígado, surtos psicóticos e um vasto leque de outras consequências e complicações.
A possível euforia motivada pela energia das anfetaminas é susceptível de intercalar com estados de profunda depressão, quando falta essa energia.
No extremos, há quem necessite de consumir farmacos, para conseguir cumprir com a totalidade das suas acções diárias – um comprimido para acordar, um para tomar duche, um ao pequeno-almoço para abrir o apetite, um outro ao almoço para o perder, um para andar mais depressa seguido de um outro para acalmar... e por aí fora até chegar à noite, quando consome aquele/s que lhe há-de trazer o sono.
Ao contrário do que se possa pensar, esta dependência, tal como qualquer outra, pode igualmente levar a pessoa que dela padece a endividar-se profundamente, ou não se tratasse de uma verdadeira adição, com todos os contornos que a obsessão define.
Artigos
- Dependência de Fármacos (Medicação)
- Tratamento da Dependência da Fármacos (Medicação)
- Internamento para o Tratamento da Dependência de Fármacos (Medicação)
