Tratamento Sexo & Amor : Villa Ramadas
VillaRamadas

Tratamento Sexo & Amor

Enquanto activa, a dependência do sexo e a dependência do amor podem tomar várias formas. Nestas dependências podemos encontrar padrões obsessivos e compulsivos, de cariz sexual ou emocional nas dinâmicas relacionais.

A necessidade compulsiva por sexo com dependência extrema de uma pessoa ou várias, ou a preocupação crónica com romances ou fantasias sexuais conduz o dependente a consequências cada vez mais graves, mais profundas e mais destrutivas não só para o próprio, mas também para as pessoas mais significantes e próximas.

A dependência do amor pode estar inter-relacionada com a co-dependência. Uma pessoa viciada em amor talvez não tenha experiência do que é o verdadeiro amor. Eles temem a rejeição e a dor, mas perseguem a emoção sem cuidar das consequências e dos comportamentos. Eles estão dispostos a aceitar relacionamentos destrutivos e disfuncionais.

A dependência do sexo tem visto um aumento significativo nos últimos anos com o impacto da Internet. Não definimos o vício do sexo por meio do comportamento, mas pelos sentimentos, emoções e motivações dos indivíduos. A vergonha, a culpa e o desespero estão associados a estas dependências tal como acontece a outros comportamentos aditivos. As pessoas com este transtorno são incapazes de controlar ou adiar sentimentos e ações sexuais. A necessidade de sexo substituiu a necessidade de um relacionamento amoroso. A busca pela emoção torna-se o objetivo e, eventualmente, isso leva a consequências com a família, carreiras profissionais e até saúde pessoal.

Pelas suas características mais específicas, é principalmente em sessões de terapia individual que é mais sensato processar e libertar os pensamentos, fantasias, sentimentos e comportamentos associados a estas dependências.

Os indivíduos com esta doença podem se recuperar e reaprender a viver de uma forma serena, calma, equilibrada no presente.

A abordagem terapêutica para este tipo de dependência é efectuada através do modelo terapêutico Change & Grow aplicado nas mais diversas formas de terapia individual e grupal. É vital para o sucesso do tratamento, o indivíduo aceitar a doença, libertar o passado, definir objectivos para o futuro assim como desenvolver estratégias de copying de prevenção á recaída. A duração deste processo terapêutico, em regime de internamento, desenvolve-se entre um período aproximado de 135 dias até aos 180 dias. Após o tratamento é sugerido a frequência regular nos grupos terapêuticos mensais de After-Care.

Informações Complementares

Ler Testemunhos

Google Plus VillaRamadas