Do consumo social de álcool à dependência

Blog > Do consumo social de álcool à dependência
VillaRamadas ®
Marzo 2021 5 min 1320

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a Europa lidera o consumo mundial de álcool, com uma média de 9,8 litros de álcool puro por pessoa registada em 2018. Ultrapassando esta média, Portugal ocupa o 13º lugar a nível mundial no que diz respeito ao consumo de álcool puro per capita, contando com uma média de 12,3 litros. A percentagem de abstémios (ou seja, pessoas que consomem álcool exageradamente) ronda 18,6% dos homens e 32% das mulheres em Portugal; percentagem consideravelmente superior à média europeia (5,6% e 13,5%, respetivamente).

Embora o seu consumo seja legal e socialmente aceite, sendo a droga mais barata e mais publicitada em Portugal, esta é também considerada a mais “pesada”. Além de extremamente viciante, as consequências inerentes ao seu abuso para o próprio, a sua família e sociedade são alarmantes e destrutivas.

Consideremos a quantidade de famílias onde existe violência ou famílias que foram destruídas devido ao consumo de álcool, as doenças gastroenterológicas (cirroses, úlceras, alguns tipos de cancro) e as mortes a elas associadas, as patologias neurológicas (polinevrites, demências) e, sobretudo, os acidentes de viação com graves consequências e sequelas para os envolvidos, em que mais de 50% ocorrem sob a influência do álcool.

Ainda, segundo as estatísticas, as mulheres que ingerem três ou mais doses de bebida alcoólica (cada uma equivalendo a 1 copo de vinho tinto, 1 lata de cerveja ou 30 ml de bebida destilada) por dia correm o mesmo risco de desenvolver cancro da mama do que aquelas que fumam um maço de tabaco no mesmo período de tempo.

Entre os jovens, e apesar de todos os esforços de prevenção que têm sido efetuados, tem-se verificado um aumento expressivo no consumo de álcool. Estudos realizados indicam que mais de metade do universo de alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos já beberam álcool, mesmo que a título experimental. Uma percentagem superior a 30 por cento (30%) dos inquiridos tinha já ficado embriagada. O mais alarmante é que a maioria não se apercebe do perigo que o álcool representa. Só 30,46% dos sujeitos compreende que consumir bebidas alcoólicas (quase) diariamente acarreta muitos riscos.

A dependência psicológica do álcool pode sobrevir num período entre os dois e os cinco anos de consumo regular e a sua dependência física pode ocorrer depois de 15 anos de consumo.

Dado ser a única droga socialmente aceite e permitida, a gravidade do seu consumo excessivo acaba por ser disfarçada. Ainda assim, é possível identificar diferentes fases, numa sequência de crescente deterioração, nomeadamente:
•    A experimentação;
•    O consumo ocasional;
•    O consumo regular;
•    A dependência.


O alcoolismo começa muitas vezes como uma forma da pessoa se divertir e de se manter desinibida socialmente. Esta é a fase da experimentação.

Numa fase subsequente, o uso constante de bebidas alcoólicas é muitas vezes justificado como sendo uma forma de relaxar ou de enfrentar preocupações do dia-a-dia. À medida que se torna mais regular, é frequente notar-se uma maior irritabilidade e até mesmo algumas mudanças ao nível do humor, das interações e forma de estar da pessoa. 

Posteriormente, pode começar a notar-se que a pessoa que bebe procura negar, esconder e desmentir a sua conduta ligada ao álcool. Começa a beber mais cedo no decorrer do dia e bebe porque sente necessidade do estado de bem-estar e de euforia obtido com a ingestão de álcool.

Finalmente, na fase de total dependência do álcool, o alcoólico vive apenas para beber. Os seus órgãos vitais são afetados e algumas características da sua personalidade alteram-se. Sente-se triste, isolado, culpado, irritável e tenso. Surgem ainda problemas sociais tais como acidentes e/ou decréscimo ou anulação de produtividade.

É importante reforçar que as dificuldades inerentes à dependência do álcool não são apenas individuais, uma vez que onde vive um alcoólico vive também uma família em sofrimento.

Categorías

Utilizamos cookies para garantizar que nuestro site funciona de la forma más tranquila posible y para analizar el tráfico de la web. Si usted continua a usar el site, está de acuerdo con nuestra Política de Cookies.
OK