Tratamento para as Fobias - Tratamentos : Villa Ramadas
VillaRamadas

Tratamento para as Fobias

A autodescoberta é um ponto de extrema importância no processo de tratamento das fobias.

Ela é essencial como ponto de partida para a aprendizagem que permite ao paciente libertar-se, de uma forma autêntica, do seu passado.

Faz toda a diferença para o paciente reconhecer que as fobias são comuns e que não são características de gente doida e que até se podem tratar com alguma facilidade, sendo a base do seu tratamento, a mudança dos pensamentos negativos para positivos.

O tratamento para fobias mais usual é a terapia cognitivo-comportamental, que revela uma eficácia bastante satisfatória.

A componente cognitiva trabalha na reestruturação dos pensamentos aberrantes, enquanto a comportamental visa a exposição, gradativa, numa envolvente segura e controlada, às conjunturas que originam o medo

Esta dessensibilização é coadjuvada por exercícios e técnicas de controlo da ansiedade.

Por outro lado, a abordagem psicodinâmica, também muito utilizada neste tipo de tratamento, exerce influência ao nível da compreensão de toda a simbologia associada à doença e respectiva sintomatologia.



No tratamento para as fobias, o paciente vai aprender ainda, a controlar a sua respiração, pois uma respiração profunda poderá auxilia-o a acalmar-se quando começa a sentir ansiedade, favorecendo também o alívio dos seus sintomas de pânico.

Técnicas de relaxamento e algumas actividades, como o ioga, a meditação e o relaxamento muscular, são assaz benéficas para a redução significativa dos indícios dos ataques de pânico.

As fobias, incluídas nas perturbações de ansiedade, são causadoras de grande sofrimento quer para o paciente, quer para a sua família e encerrando o “fóbico” no mundo dos seus medos, que lhe podem virar o quotidiano do avesso.

No tratamento, o fóbico tem a possibilidade de recuperar a sua sanidade, a sua serenidade e, a sua vida.

Informações Complementares

Ler Testemunhos

Google Plus VillaRamadas