Dependência da Internet - Tratamentos : Villa Ramadas
VillaRamadas

Dependência da Internet

Embora o álcool e outras substâncias estupefacientes sejam considerados as drogas extremas por excelência, outras vão tomando lugar no ranking das adições, sem que sejam, contudo, alvo de grandes preocupações, uma vez que se consideram fruto “normal” da sociedade moderna, da evolução tecnológica e dos modelos culturais.

Este é o caso da dependência da Internet
, uma nova adição, que integra o grupo das dependências comportamentais.

É uma patologia grave, que pode condicionar, de forma traumática e violenta, a vida de milhares de seres humanos e respectivas famílias.

A dependência da Internet inclui componentes como a preocupação insuportável (com a Internet), alterações do humor, sintomas de abstinência, stress, mentiras (neste caso acerca do tempo on-line), conflitos e recaídas, como qualquer outra adição.



Na dependência da Internet os estímulos reforçadores podem ser: o som do computador, o momento de se ligar à rede, o contacto físico com o teclado e até o cheiro do espaço onde habitualmente se acede à Internet.



O ciberespaço é visto como sendo um espaço seguro e a sensação de protecção é reconfortante para estes indivíduos, pois podem acreditar, através de pensamentos distorcidos, que só nesse espaço virtual é que são respeitados, amados e valorizados enquanto pessoas.



A dependência da Internet não depende nem de idades, nem de contextos sociais, educativos ou económicos.

A crença de um protótipo de dependente da Internet ser de sexo masculino, utilizador costumeiro do computador, jovem e introvertido, já há muito caiu por terra.

A facilidade de acesso à Internet mudou substancialmente este panorama, havendo cada vez mais mulheres, crianças e adolescentes, a utilizar a rede.

As consequências físicas deste tipo de dependência, podem surgir na forma de:

Debilidade do sistema imunitário;

Cansaço excessivo;

Distúrbios do sono;

Falta de exercício físico;

Alimentação desregrada;

Dores de cabeça e costas;

Fadiga ocular;

Descuido com a higiene pessoal;

Problemas psicológicos, familiares, laborais, pessoais e económicos;

A Internet pode funcionar como um meio de expressão para os tímidos, um apoio social, uma forma de alcançar satisfação sexual, de experimentar um “eu” diferente, de incrementar o sentimento de domínio – mormente através dos jogos de fantasia –, de tentar colmatar estados depressivos ou ansiosos.

Informações Complementares

Ler Testemunhos

Google Plus VillaRamadas