Tratamento da Dependência do Café - Tratamentos : Villa Ramadas
VillaRamadas

Tratamento da Dependência do Café

A dependência do café é susceptível de ocasionar uma perturbação de ansiedade generalizada, com sintomatologia cognitiva (distorções cognitivas relativas à sobrevalorização da probabilidade de acontecer algo que se receia ou da sua inclemência, assim como a subvalorização dos recursos internos e da possibilidade da ajuda de outros), física e motora (tensão muscular, irritabilidade, fadiga, taquicardia, alterações do sono, comportamentos evitativos).



Não existem culpados para esta doença; as pessoas apenas são responsáveis pelo seu tratamento e pela permanência em recuperação.

Para isso, devem contar com profissionais especializados e um programa terapêutico definido e personalizado, a fim de granjear efectividade no tratamento da dependência do café.



O primeiro passo consiste em deixar de beber café.

Não é razoável esperar que os procedimentos funcionem em corpos e mentes intoxicados!...



O tratamento da dependência do café não visa unicamente a libertação física da cafeína, uma vez que se assim fosse se correria o risco de, ante os contratempos, se recorrer à mesma pseudo solução, por não ocorrerem mudanças a nível interior. 



O tratamento da dependência do café tem, como objectivo, ajudar o dependente a encontrar um projecto de vida que o faça resgatar uma experiência autêntica de si e dos outros, gostar de si próprio e valorizar a vida.

Mudando-se a si, o indivíduo muda, de igual modo, a sua postura na sociedade e descobre que a maneira de continuar a ser produtivo e responsável nessa mesma sociedade é colocando a sua recuperação em primeiro lugar.

Só o facto de admitir a sua dependência e de pedir ajuda é já uma procura de viver bem e de contribuir para o contexto social com positividade.



Em recuperação, o adicto à cafeína passa a encarar as contrariedades, os fracassos e as crises como elementos de crescimento pessoal, oportunidades (ao invés de desgraças) e fontes de sabedoria; olha para as adversidades como partes de um conjunto.

Em acréscimo, aprende a resolver os conflitos e a não fugir de situações embaraçosas, e percebe que não detém todas as respostas e soluções e que é possível viver com problemas por resolver de forma equilibrada e serena.


O tratamento para a dependência do café permite ao dependente descentrar-se de si mesmo, o que faz com que o desespero se converta em esperança e o medo se desvaneça.

Ele compreende o que tem de aceitar, o que pode modificar e adquire o discernimento para distinguir ambos em diferentes circunstâncias.

Reavalia as suas velhas ideias e abre-se a novas perspectivas.

Desenvolve atitudes positivas, que dão continuidade à recuperação.



A estabilidade emocional e a solidez espiritual propiciadas pelo tratamento tornam mais fácil lidar com a dor e a confusão e o adicto deixa de precisar de se valer de expedientes instantâneos mas enganadores e, sobretudo, nada eficientes.

Informações Complementares

Ler Testemunhos

Google Plus VillaRamadas