Internamento para a Dependência do Sexo - Tratamentos : Villa Ramadas
VillaRamadas

Internamento para a Dependência do Sexo

Primeiro compreender, depois agir na mudança.

Esta mudança, é exactamente a proposta-base do internamento para a dependência do sexo.

Numa ambiência totalmente distinta da sua, o paciente é desafiado a encontrar-se consigo mesmo, com o outro, que ele costumava “objectizar”, com a vida como ela é e com o bom e o mau que há em tudo.

O adicto ou dependente é também instigado a perceber em que medida é capaz de partilhar com os outros pequenos nadas que se tornam tudo; para ele como para os outros, durante o tratamento e pela vida fora.

De repente, a dimensão das coisas altera-se e a respectiva visão do mundo que o rodeia, muda.

Entra na verdade em contacto com outro mundo, com valores adormecidos, com prioridades insuspeitas, com uma realidade menos ameaçadora.

Paralelamente, a atenção do paciente dispersa-se, necessariamente, pelos colegas, pelas terapias individuais e de grupo, pelos trabalhos escritos e de leitura, pelas tarefas, pelo desporto e por actividades que já nem se lembrava que existiam e das quais poderia retirar tanto prazer e diversão.

Deste modo, a obsessão tem menos campo de acção; estar constantemente a pensar no mesmo é o caminho mais seguro para o perpetuar na memória.

No internamento para a dependência do sexo, o adicto terá apoio profissional para mapear um roteiro do seu problema: frequência, local(ais), despoletador próximo…, para pensar nos motivos que, a montante, podem contribuir para que aconteça o desvario e, sobretudo, para perscrutar as causas mais íntimas e, quiçá, distantes no tempo.

Enquanto em alguns casos, o internamento para a dependência do sexo derivar da necessidade de contenção de riscos, noutros o objectivo principal é o desviar de intenções suicidas, podendo noutros ainda ser a completa ruptura do indivíduo com tudo o que o rodeia que dá origem ao internamento.

Seja como for, o que importa é explorar e entender os sentimentos, tentar perceber qual a melhor forma de lhes dar voz.

Informações Complementares

Ler Testemunhos

Google Plus VillaRamadas