Abordagem Terapêutica

Verdade, Aceitação, Gratidão, Amor e Responsabilidade

VillaRamadas fornece variadas e distintas formas de terapia, oriundas de várias vertentes  da Psicologia e desenvolvimento pessoal, incluindo o modelo interventivo Change & Grow®, desenvolvido pelo Dr. Eduardo Ramadas da Silva. A sua vasta experiência de mais de 20 anos em centros de tratamento no Reino Unido, Portugal, Holanda e Bulgária permitiram que o modelo de intervenção utilizado em VillaRamadas, o Modelo Change & Grow®, tivesse uma visão holística e inclusiva. O presente modelo é baseado em cinco princípios: Verdade, Aceitação, Gratidão, Amor e Responsabilidade.

Este modelo tem como intuito que o cliente rompa com obsessões destrutivas que levaram a más escolhas na vida. O nosso objetivo é apresentar aos clientes um programa que lhes permita desenvolver uma atitude saudável e positiva diante da vida. Ajudamos a desenvolver a capacidade de o cliente fortalecer a aceitação de tudo o que acontece diariamente, reaprendendo a viver de maneira serena e equilibrada, influenciando a sua escolha de vida.

Como fornecemos um programa focado no cliente, o mix dependerá dos requisitos do cliente, que são estabelecidos na avaliação e reavaliados ao longo do programa terapêutico.

Change & Grow® É o modelo terapêutico criado pelo Dr. Eduardo Ramadas da Silva, fundador da VillaRamadas-GGZ, VillaRamadas Privé e VillaRamadas.

Os programas anteriormente estabelecidos encontravam-se atualmente desatualizados para os novos padrões de desordem. Assim, e para garantir uma maior justiça e adequação às necessidades de cada um, este modelo de tratamento baseia-se em elementos e vertentes de diversas abordagens psicológicas relacionadas com o Humanístico atual, Modelo Psicodinâmico, Teoria Cognitivo-Comportamental, Terapia da Aceitação e Compromisso (T.A.C.), Psicologia Positiva, Gestalt e Programação Neurolinguística (N.L.P.). O elemento-chave deste modelo terapêutico prende-se então com a interrupção da negação do cliente e, consequentemente, com a aceitação das consequências negativas do(s) seu(s) distúrbio(s). Concentrando-se em soluções e semelhanças (em oposição a problemas e diferenças), o modelo terapêutico Change & Grow® destaca os elementos positivos que promovem união, empatia e identificação, independentemente do tipo de distúrbio. O objetivo é que um cliente não possa sentir-se sozinho, uma vez que nenhum deles é completamente diferente do outro. Este modelo promove, assim, o desenvolvimento pessoal e a autoajuda, enquanto faz com que as pessoas assumam a responsabilidade pelas suas  escolhas e consequências das mesmas. O processo terapêutico é então guiado através da terapia de grupo e individual, tendo como alicerces os cinco princípios de Change & Grow®, os passos do mesmo modelo e as suas resultantes promessas.

Mais +
Terapia de Aceitação e Compromisso (TAC) A Terapia da Aceitação e Compromisso é uma terapia baseada na atenção plena que se concentra e dedica aos valores do perdão, da aceitação e da vida no presente.
Mindfulness A atenção plena envolve também prestar atenção, de forma ativa e aberta, momento a momento, a tudo o que está a acontecer dentro e ao redor de nós mesmos.
Psicologia Positiva A Psicologia Positiva foca-se na promoção e melhoria da qualidade de vida de um cliente, destacando as suas qualidades, pontos fortes e experiências positivas

O resultado desta intervenção traduz-se na melhoria da autoestima, otimismo e senso de propósito da pessoa. A Psicologia Positiva permite também que os clientes desenvolvam uma sensação de paz sobre o passado e o presente, enquanto estabelecem graus variados de otimismo para o futuro.

Mais +
Terapia de Sistemas Familiares A terapia de sistemas familiares visa ajudar um cliente a lidar com seu distúrbio no seio de um grupo mais amplo.

Os pacientes que procuram tratamento por conta própria retornam frequentemente aos velhos padrões disfuncionais de interação (recaída).

Alguns dos benefícios da Terapia de Sistemas Familiares incluem: compreensão e empatia mais profundas pelos outros, habilidades aprimoradas de resolução de problemas, melhor funcionamento familiar e comunicação mais eficaz.

Mais +
Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) A Terapia Cognitivo-Comportamental concentra-se nos padrões de pensamento, sentimento e comportamento que mantêm a perturbação do cliente.

Esta terapia, que visa a solução de problemas, permite que os pacientes aprendam e apliquem novas estratégias para lidar com ou para romper com padrões negativos. A TCC é aplicada em sessões individuais.

Mais +
Exercícios de relaxamento Aprender a relaxar o corpo e a mente ajudará a aliviar a tensão muscular e, consequentemente, permitirá a sensação de alívio e de sentimentos de paz.

Os clientes reagem de maneira muito distinta aos diferentes tipos de relaxamento. No entanto, o nosso programa envolve uma ampla gama de exercícios de relaxamento, incluindo relaxamento muscular progressivo e passivo, meditação, visualização independente, ioga e exercícios respiratórios que permitirão ao cliente concluir quais os mais adequados para si mesmo.

Mais +
Terapia Focada em Solução

A Terapia Focada na Solução permite que o terapeuta, em terapia individual, construa com o cliente estratégias específicas para solucionar todo e qualquer problema com que este possa estar a lidar no momento.

 

Mais +
Step Work O Step Work conta com os Doze Passos do modelo terapêutico Change & Grow®.

Estes Doze Passos têm como objetivo ajudar as pessoas no seu processo de desenvolvimento pessoal, independentemente do tipo de dependência, sem sentir a necessidade de controlar outras pessoas ou situações.

É baseado num programa de autodescoberta e autoconsciência, que valoriza as qualidades e competências positivas do cliente, promovendo assim a empatia e o sentimento de união.

Mais +
Psicoeducação A psicoeducação consiste em fornecer aos clientes informações e explicações sobre o processo do seu distúrbio, em geral.

O objetivo passa por educar o cliente e auxiliá-lo numa melhor e mais profunda compreensão da verdadeira extensão das consequências do comportamento destrutivo. Esta terapia é fundamental para o desenvolvimento de intervenções subsequentes, pois o cliente passa a entender completamente o distúrbio.

Mais +
Desenvolvimento pessoal O Treino de habilidades sociais é uma forma de terapia usada para ajudar clientes que têm dificuldades em se relacionar com os outros.

Esta terapia baseia-se no pressuposto de que, quando os clientes melhorarem as suas habilidades sociais ou mudarem os comportamentos desejados, eles verão a  sua autoestima e  a probabilidade de que os outros lhes respondam favoravelmente aumentadas.

Mais +
Tarefas Pessoais de Leitura e Escrita A leitura pessoal é um investimento muito importante que o cliente é incentivado a fazer.

Escrever tarefas específicas ajudará o cliente a refletir sobre os seus comportamentos e, portanto, a tomar consciência e a conquistar a vontade de mudar. Ler e escrever constituem assim  tarefas de desenvolvimento pessoal com um impacto e um resultado forte e positivo na pessoa que as realiza.

Os temas podem advir de tópicos identificados na terapia individual ou de comportamentos destacados pela Equipa Clínica.

Mais +
Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK
Saiba aqui X