GHB – A Droga “da Violação”

Blog > GHB – A Droga “da Violação”
VillaRamadas ®
Abril 2021 4 min 1499

O GHB (Ácido Gama-Hidroxibutírico), também conhecido por Ecstasy líquido, Easy Lay, Scoop, Somatomax, etc., que se encontra com maior facilidade em bares, festas e discotecas é conhecida pelo seu efeito afrodisíaco, de desinibição e de aumento da sensualidade e sensibilidade ao toque. Uma outra característica que a distingue é a amnésia que provoca, podendo “apagar” grande parte das memórias relativas às ações e aos comportamentos tidos sob o seu efeito.

Para além do anteriormente referido, o GHB pode também provocar a diminuição da frequência cardíaca e respiratória, o aumento da sonolência, uma pequena ou nula depressão do sistema reticular ativo, um efeito anestésico, essencialmente hipnótico, e alguma descoordenação motora… podendo quando consumida de uma forma excessiva - overdose - provocar a morte.

O GHB foi apelidado de “droga da violação” já que tem vindo a ser considerada como auxiliadora de abusos sexuais e violações, pela sua ação sedativa, ao deixar as vítimas com total incapacidade de perceberem o que se está a passar e, consequentemente, de se defenderem, uma vez que se verifica uma certa paralisia física e mental.

O GHB não tem cheiro ou cor, e por isso pode facilmente ser adicionado, de forma líquida ou em pó, a bebidas de terceiros sem que se dê conta, apesar do seu ligeiro sabor. O seu efeito surge cerca de vinte minutos após a sua ingestão e pode durar até seis horas. As regras básicas para evitar esta conduta criminosa passam por recusar bebidas de estranhos, não perder de vista o copo pelo qual se está a beber (e muito menos largá-lo), levar e andar sempre com companhia nas saídas noturnas e não deixar sozinho um amigo/colega em que se notem os sintomas acima mencionados, procurando ajuda ou telefonando para uma linha de apoio permanente.

O GHB é um poderoso depressor do sistema nervoso central, com efeitos idênticos aos do ecstasy, mas com uma ação mais rápida e uma potência superior.

Esta substância é rapidamente eliminada pelo organismo, o que dificulta a confirmação do seu uso, pela impossibilidade da sua deteção nas comuns análises de urina.

Categorias

Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK