Laços de Vida : Villa Ramadas
VillaRamadas

Laços de Vida

Escrevo enquanto pai de um jovem por quem este centro de tratamento muito fez.

O meu filho sempre foi um jovem que gostava de ter as atenções centradas nele. Admito que eu e a minha falecida mulher nunca tivemos muito tempo para estar com ele e dar-lhe o amor que ele precisava. Na altura, estávamos muito concentrados em ter sucesso profissional, só que esquecemos o importante da vida.

Sem nenhum controle na vida do nosso filho, quando demos conta, já ele estava completamente viciado em drogas, nas leves e pesadas, era um verdadeiro toxicodependente.

Formado, não havia maneira de se conseguir manter num emprego. Tanto eu como a mãe tínhamos conhecimentos e foi num desses locais que nos alertaram para o problema do nosso filho, até porque o tinham apanhado em pleno horário de expediente, na casa de banho a consumir cocaína.

Falámos com ele e acabou por admitir a dependência. Oferecemos-lhe ajuda e pagámos o tratamento. Foi como se recuperássemos o nosso filho. Os laços de amor que nunca tínhamos tido, começaram a formar-se. Ele terminou com sucesso o tratamento e ficou mais próximo de nós, de tal forma que já não passávamos uns sem os outros.

Só que a felicidade foi interrompida, com a descoberta de um cancro já em estado avançado na minha mulher. Em três meses morreu e eu também me senti morrer, só que tinha que aguentar as coisas, até porque sabia que o meu filho precisava de mim para não ter uma recaída.

Tive uma conversa aberta com ele e muito ciente das suas fragilidades, disse-me que iria passar umas semanas no centro de tratamento para fazer uma renovação na sua vida, como se fosse um “carregar de baterias”. Não sei o que conversaram com ele aqui, porque nunca me contou, mas a verdade é que veio cheio de força e ajudou-me imenso a ultrapassar a morte daquela que tinha sido o amor da minha vida.

Com ele também eu me renovei e estabeleci novas metas de vida. Tornei-me voluntário numa instituição de apoio a pessoas com cancro e diminui o horário de trabalho.

Com o meu filho tem sido sempre uma descoberta, ele desafia-me e eu adoro.

Manuel, Moçambique

Outros testemunhos Drogas

Tratamento Drogas



Google Plus VillaRamadas