Tratamento de Anorexia ou de Bulimia

Tratamentos > Distúrbios alimentares > Tratamento de Anorexia ou de Bulimia

Os maiores obstáculos do tratamento dos distúrbios alimentares prendem-se com a falta de reconhecimento e com a negação, por parte do paciente, desta doença grave, progressiva e que pode conduzir à morte.

Só após esta falta de reconhecimento e negação serem quebradas é que o sujeito poderá ser ajudado, uma vez que, antes disso, qualquer tipo de ajuda será por ele entendido como um ataque, que poderá aumentar a vontade e necessidade de se refugiar ainda mais no seu “fiel amigo”, ou seja, no distúrbio alimentar.

Esta “fidelidade” transmite, não só ao paciente como à sua família e pessoas chegadas, um sofrimento atroz e uma terrível sensação de impotência. Às famílias angústia sobretudo o facto de os seus entes queridos andarem mal alimentados, por excesso ou defeito.

Contudo, o verdadeiro problema é muito mais profundo.

A falta ou excesso de alimentos é somente o “bode expiatório” de questões mais enraizadas e muito mais complexas, que só através de um tratamento específico para distúrbios alimentares poderão ser trabalhadas e resolvidas.

Os pacientes terão de vencer a insegurança, retirar a armadura do orgulho, destruir a espada da culpa, cessar os disparos de arrogância, desmontar a autossuficiência e atacar de uma forma positiva as coisas boas da vida.

O tratamento de distúrbios alimentares visa permitir ao paciente adquirir uma vasta panóplia de noções e estratégias simples, mas eficazes, que contribuíram decisivamente para que este, através da Mudança e do Crescimento proporcionado por esta mudança, consiga ultrapassar o seu problema e melhorar incomensuravelmente a sua qualidade de vida.

Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK
Saiba aqui X