GHB - A Droga da Violação - Tratamentos : Villa Ramadas
VillaRamadas

GHB - A Droga da Violação

O GHB (Ácido Gama-Hidroxibutírico), também conhecido por Ecstasy líquido, Easy Lay, Scoop, Somatomax, ..., que se encontra com a maior facilidade em bares, festas e discotecas, é uma droga que afecta o coração, os pulmões, o sistema nervoso e pode, inclusive, colocar o consumidor em risco de vida!

Para além dos seu efeito afrodisíaco, de desinibição, de aumento da sensualidade e de propiciar uma maior sensibilidade ao toque, uma outra característica distintiva do GHB é a amnésia que esta provoca e que pode apagar grande parte das memórias relativas às acções e aos comportamentos tidos sob o efeito da referida droga.

Para além do já referido, a GHB pode também provocar a diminuição da frequência cardíaca e respiratória, o aumento da sonolência, uma pequena ou mesmo nula depressão do sistema reticular activo, um efeito anestésico essencialmente hipnótico e alguma descoordenação motora… podendo quando consumida de uma forma excessiva - overdose - provocar a morte.



A GHB foi apelidada de “droga da violação”, pelo facto desta, devido aos efeitos atrás referidos, ter vindo a ser considerada como auxiliadora de abusos sexuais e violações, por, através da sua acção sedativa, deixar as vítimas com total incapacidade de perceberem o que se está a passar e, consequentemente, de se defenderem (verifica-se uma certa paralisia física e mental).

O GHB, cujo efeito surge cerca de vinte minutos após a sua ingestão e pode durar até seis horas, pode aparecer sob a forma líquida ou de pó sem qualquer cheiro ou cor, o que permite, apesar de um pequeno sabor, adicioná-la a bebidas de terceiros, sem que estes dêem conta de tal procedimento.

As regras básicas para que evitar esta adição criminosa, constam de: recusar bebidas de estranhos; nunca perder de vista o copo do qual se está a beber (e muito menos largá-lo); levar sempre companhia nas saídas nocturnas e não deixar sozinho um amigo/colega em que sejam patentes os sintomas acima mencionados, procurando ajuda ou telefonando para alguma linha de apoio permanente.


O GHB é um poderoso depressor do sistema nervoso central, com efeitos idênticos aos do ecstasy, mas com uma acção mais célere e uma potência superior.

É rapidamente eliminado pelo organismo, o que dificulta a confirmação do seu uso, pela impossibilidade da sua detecção nas comuns análises de urina.

Informações Complementares

Ler Testemunhos

Google Plus VillaRamadas