Tratamento para a Dependência das Compras

Tratamentos > Tratamento Compras > Tratamento para a Dependência das Compras

O ato de comprar origina stress, interfere no funcionamento social e laboral do indivíduo e leva à perda de um dos bens mais preciosos: o tempo. O tratamento a dependência das compras, que inclui uma vertente cognitivo-comportamental, concorre para uma reestruturação cognitiva do paciente, nomeadamente no que diz respeito ao reforço da sua autoestima, ao aspeto afetivo e ao trabalho de sentimentos dolorosos.

Estudos comprovam que antes do ato de comprar o indivíduo sente agitação, enquanto realiza a compra reina a insegurança, pois sabe que o que está a fazer é errado, e é depois invadido por uma sensação de felicidade, sobretudo quando nos referimos a bens mais dispendiosos. No entanto, imediatamente a seguir ao ato da compra é a culpa que se instala, acompanhada da vergonha e de outros sentimentos nada agradáveis. Paralelamente, “descendo” à realidade, o adicto percebe que as suas dificuldades continuam todas lá, acrescidas de mais complicações e “decrescidas” de dinheiro. Mesmo assim, não consegue parar. Precisa de ajuda.

É então fundamental no processo de mudança que o paciente aprenda e desenvolva novas estratégias e ferramentas que o permitam satisfazer as suas próprias necessidades, reconhecer os impulsos quando eles aparecem e aceitá-los e tolerá-los sem agir sobre os mesmos.

A abordagem terapêutica para este tipo de dependência é efetuada através do modelo terapêutico Change & Grow® aplicado nas mais diversas formas de terapia individual e grupal. É vital para o sucesso do tratamento que o indivíduo aceite a doença, liberte o passado, defina objetivos para o futuro e desenvolva estratégias de coping de prevenção à recaída. A duração deste processo terapêutico, em regime de internamento, desenvolve-se entre um período aproximado de 90 a 150 dias. Após o período de tratamento é sugerida a frequência regular dos grupos terapêuticos mensais de Aftercare.

Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK
Saiba aqui X