Tratamento Raiva : Villa Ramadas
VillaRamadas

Tratamento Raiva

Gerir a Raiva (anger management) destina-se, especialmente, a todos aqueles que, muitas vezes de uma forma inesperada, sentem e manifestam sentimentos de uma ira completamente desmedida e descontrolada.

A raiva é definido como um estado emocional que varia de intensidade de leve irritação a raiva intensa e raiva de acordo com Charles Spielberger, PhD, psicólogo especializado no estudo da raiva. É como qualquer outra emoção, uma vez que existe uma resposta física, frequência cardíaca e pressão arterial, bem como níveis de hormônios energéticos, adrenalina e noradrenalina. A raiva pode ser desencadeada por eventos externos e internos.


Um evento externo pode ser a simples compra de um bilhete de estacionamento. Um evento interno pode ser baseado em uma memória de um trauma ou abuso. Ambos podem ser tratados. As ferramentas para gerir a raiva podem ser aprendidas e com técnicas de terapia os eventos passados podem ser processados e reinterpretados.

As duas formas mais comuns de se manifestar a raiva, são: 


Raiva Passiva – falar mal dos outros, colecionar ressentimentos, auto-culpabilizar-se, auto-sacrificar-se, manter comportamentos obsessivos, evasivos, manipuladores;

Raiva Passiva – ser egoísta, vingativo, grandioso, destrutivo, culpabilizar os outros, ameaçador, destruidor, envenenador, abusador verbal e físico.

Na nossa abordagem deste problema, toda a dinâmica de grupo e todas as relações inter-pessoais com os outros residentes são fundamentais para testar e rectificar as mudanças do indivíduo, de forma a que este aprenda a lidar com a sua raiva de uma forma produtiva e construtiva, desenvolvendo assim a sua assertividade, aumentando a sua auto estima, promovendo o seu valor próprio e a utilização diária da regra dos três Rs: 


- Respeito Próprio

- Respeito pelos Outros
- Responsabilização pelas suas acções



Os indivíduos com esta doença podem se recuperar e reaprender a viver de uma forma serena, calma, equilibrada no presente.

A abordagem terapêutica para este tipo de dependência é efectuada através do modelo terapêutico Change & Grow aplicado nas mais diversas formas de terapia individual e grupal. É vital para o sucesso do tratamento, o indivíduo aceitar a doença, libertar o passado, definir objectivos para o futuro assim como desenvolver estratégias de copying de prevenção á recaída. A duração deste processo terapêutico, em regime de internamento, desenvolve-se entre um período aproximado de 135 dias até aos 180 dias. Após o tratamento é sugerido a frequência regular nos grupos terapêuticos mensais de After-Care.

Informações Complementares

Ler Testemunhos

Google Plus VillaRamadas