Tratamento Drogas : Villa Ramadas
VillaRamadas

Tratamento Drogas

VillaRamadas empenha-se em ajudar todos aqueles que vivem completamente obcecados por drogas a libertarem-se dessa obsessão destrutiva, devolvendo-os a uma vida produtiva e socialmente normal.




A abordagem terapêutica específica para este tipo de dependência, é, geralmente, iniciada com uma desintoxicação e consequente abstinência total da(s) substância(s) de consumo, conduzida sob supervisão médica.
Só a partir do momento em que os sintomas de abstinência física são ultrapassados, é que começa o verdadeiro trabalho relativamente à libertação da dependência psicológica e emocional de drogas.


Este é efectuado, principalmente, através da utilização do modelo psico-terapêutico integrativo – Change & Grow –, baseado em elementos das correntes humanista, psicodinâmica, cognitivo-comportamental e gestalt, modelo este criado pela equipa terapêutica de VillaRamadas, sendo o elemento-chave de toda a abordagem terapêutica, a quebra da negação do paciente relativamente ao seu problema com drogas e a consequente aceitação total das consequências negativas da sua dependência.


Ao finalizar esta etapa, conscientes de tudo o que de mais negativo fizeram sob influência de drogas, os pacientes ficam então preparados para darem início à mudança dos seus comportamentos para outros mais positivos, com base na auto-descoberta que entretanto foram fazendo.


A duração total deste processo terapêutico, que pela nossa experiência, terá, em internamento, a duração mínima de 24 semanas, irá depender, naturalmente, do ritmo e do empenho do paciente, sendo também salvaguardado o tempo necessário e suficiente para que este progrida no programa, à velocidade mais pertinente para o seu caso. 




Durante toda a estadia do paciente em VillaRamadas, a equipa terapêutica irá mantendo os familiares, mais próximos e outras pessoas que sejam consideradas como importantes para o paciente, informadas sobre o desenvolvimento do seu processo, exceptuando o que diz respeito à informação de índole terapêutica. 




Ao saírem de VillaRamadas, os pacientes são encorajados a frequentar os grupos de auto - ajuda nomeadamente, N.A. (Narcóticos Anónimos) e C.G.A (Change & Grow), bem como, no caso de terem terminado o seu tratamento com sucesso, a comparecerem regularmente ao After-Care mensal realizado em VillaRamadas.



N.B. - Quando, por razões óbvias, a desintoxicação não é necessária, o período inicial de abstinência pode decorrer no centro de tratamento, com apoio médico 24h / dia. 


Informações Complementares


Google Plus VillaRamadas