Tratamento Drogas : Villa Ramadas
VillaRamadas

Tratamento Drogas

O consumo de "drogas das ruas" aumenta constantemente com novas variedades disponíveis. Isto geralmente é interpretado como uma questão social. No entanto, em VillaRamadas vemos que o indivíduo viciado sofre de uma doença complexa que mudou o funcionamento do seu cérebro. Não é por falta de vontade ou desejo de querer parar de consumir que o indivíduo não é capaz mas porque sozinho não conseguirá interromper este padrão negativo.

A doença da adição, independentemente do tipo de droga, pode ser tratada com ajuda de profissionais. Os indivíduos com esta doença podem se recuperar e libertarem-se dessa obsessão destrutiva, devolvendo-os a uma vida produtiva e socialmente normal.



A abordagem terapêutica específica para este tipo de dependência, é, geralmente, iniciada com uma desintoxicação e consequente abstinência total da(s) substância(s) de consumo, conduzida sob supervisão médica. Só a partir do momento em que os sintomas de abstinência física são ultrapassados, é que começa o verdadeiro trabalho relativamente à libertação da dependência psicológica e emocional de drogas.

O elemento-chave no tratamento das drogas é a quebra da negação do paciente relativamente ao seu problema com drogas e a consequente aceitação total das consequências negativas da sua dependência. Adquirir uma consciência de tudo o que de mais negativo fizeram, no passado, sob influência de drogas, ajuda os pacientes adquirir uma nova liberdade de escolha para comportamentos futuros.

A abordagem terapêutica para este tipo de dependência é efectuada através do modelo terapêutico Change & Grow aplicado nas mais diversas formas de terapia individual e grupal. É vital para o sucesso do tratamento, o indivíduo aceitar a doença, libertar o passado, definir objectivos para o futuro assim como desenvolver estratégias de copying de prevenção á recaída. A duração deste processo terapêutico, em regime de internamento, desenvolve-se entre um período aproximado de 135 dias até aos 180 dias. Após o tratamento é sugerido a frequência regular nos grupos terapêuticos mensais de After-Care.

Durante toda a estadia do paciente em VillaRamadas, a equipa terapêutica irá mantendo os familiares, mais próximos e outras pessoas que sejam consideradas como importantes para o paciente, informadas sobre o desenvolvimento do seu processo, exceptuando o que diz respeito à informação de índole terapêutica. 



N.B. - Quando, por razões óbvias, a desintoxicação não é necessária, o período inicial de abstinência pode decorrer no centro de tratamento, com apoio médico 24h / dia.

Informações Complementares

Ler Testemunhos

Google Plus VillaRamadas